Organização pessoal: 10 dicas de como se organizar melhor

Olá, mundo! Esse post é para aquela pessoa que é ansiosa e deseja fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas acaba não conseguindo concluir nenhuma delas ou aquela que sempre tenta se organizar melhor, mas no fim das contas sua vida continua sendo a mesma bagunça que sempre foi. Bom, se você é assim, devo te dizer que não está sozinho (a) nessa. Essas duas frases descrevem bem como eu sou e mesmo que todas as tentativas de organização pessoal tenham dado errado até agora, eu não me canso de tentar.

Pensando nisso, faz alguns dias que tenho pesquisado dicas de organização em diversos lugares e a maioria delas eu já testei e realmente funcionou comigo. Mas, é sempre bom lembrar que cada ser humaninho é diferente um do outro e o que deu certo comigo pode não dar com você. Por isso mesmo é importante que você conheça bem a sua rotina e adapte as dicas que darei abaixo de acordo com o seu estilo de vida.

planner para organizacao pessoal
Fazer listas semanais te ajuda a manter o foco


01. Faça uma lista com as suas tarefas para a semana

Apesar de parecer uma dica óbvia, ela é super válida. Eu, particularmente, não gosto de planejar coisas a longo prazo e funciono bem melhor planejamento apenas a semana que está se iniciando do que o mês, por exemplo. Colocar em uma folha de papel ou no celular (mais sobre isso posteriormente) tudo o que eu realmente preciso fazer na semana me ajuda muito a me organizar no dia a dia.

02. Faça uma lista com as suas metas para a semana

Eu decidi colocar essas duas dicas separadas porque acho válido destacar que metas são diferentes de tarefas. Quantas vezes nós não deixamos de lado as nossas metas para cumprirmos as nossas obrigações? Portanto, é importante definir metas na semana, ainda que pequenas, para que em um determinado momento consigamos cumprir as metas "grandes". Por exemplo, se você quer emagrecer 10kgs, por que não tenta colocar como meta na semana emagrecer 2kgs? Isso te ajuda a atingir o seu objetivo e te mantém motivado.

03. Escolha uma ferramenta para colocar em prática sua organização pessoal

Hoje em dia, há uma infinidade de aplicativos e agendas virtuais que te ajudam a se organizar melhor. Eu gosto muito do Wunderlist e do Roubit, por exemplo, no qual o primeiro é exclusivo para a criação de listas e o segundo é para criar uma rotina. Mas uma agenda de papel ou um caderninho também são sempre úteis na hora de planejarmos a nossa semana, já que nos permitem personalizarmos o nosso dia a dia do nosso jeitinho.


planners para organizacao pessoal
Planners e agendas são sempre bem vindos na organização pessoal


04. Separe as tarefas/metas da semana em dias

Agora que você já definiu o que vai fazer durante a semana, é preciso que você separe cada uma das tarefas/metas em dias específicos. Por exemplo, se você já sabe que seu médico será na quinta-feira, já adicione essa tarefa no dia para evitar de esquecer ou de marcar outros compromissos que o impeça de realizar esse dever. Caso contrário, vá planejando o seu dia seguinte sempre na noite anterior, porque é claro, não temos como prever o que vai acontecer daqui uma semana, mas temos uma noção do que acontecerá no dia seguinte.

05. Defina horários para as tarefas

Eu não curto muito ter uma rotina pré-definida, mas tem gente que funciona melhor assim. Eu mesma muitas vezes acabo me "obrigando" a estabelecer horários para algumas tarefas para eu não correr o risco de me perder depois. Defina um horário para dormir, acordar, almoçar e fazer tudo o que você precisa no seu dia a dia, de preferência no dia anterior, mas lembre-se de ser flexível, se caso necessário, com você mesmo.

06. Motive-se

É claro que não dá para desejarmos alcançar uma meta ou cumprir uma tarefa se não houver motivação. Cada um sabe o seu próprio jeito de se motivar. Tem uns que se motivam com base em alguém, outros com recortes de revistas, outros com textos, enfim, o importante é não desanimar e dar sempre o melhor de si.

07. Utilize um despertador como alerta

Se caso você tiver dificuldade em lembrar os horários que planejou cada uma das tarefas, o despertador pode ser um grande aliado nessas horas. Coloque para despertar no horário que você precisa tomar seu remédio, por exemplo, ou ainda no horário do seu programa favorito. Isso te ajuda a não esquecer de nada que poderá fazer o seu dia render melhor.

planners para organizacao pessoal
Utilize o despertador como seu aliado na hora de se organizar


08. Cheque os resultados do seu dia/semana


E por último, é sempre bacana tirar um tempinho do seu final de dia para verificar se suas tarefas foram cumpridas ou não e o porquê. Se caso não deu certo hoje, não se preocupe, amanhã será um novo dia. Mas é importante tentar sempre e avaliar o seu progresso no decorrer do dia ou da semana, afinal, isso te ajudará a manter-se motivado.

Bom gente, essas foram as minhas dicas para obter uma melhor organização pessoal. Quero lembrá-los mais uma vez a não se forçarem a fazer nada e a serem gentis consigo mesmos. Cada um tem um jeitinho e isso é fantástico. Espero que tenham gostado do post e que ele seja útil para vocês. Beijos!

Share:

6 comentários

  1. Oi Joyce, vc não sabe o qt foram úteis essas dicas de organização. Eu estava mesmo me perguntando como poderia me organizar, pq tem mta coisa acumulada e eu ficando sem tempo, pq foco demais em uma e largo a outra pela metade... :/
    Quem sabe agora eu consiga colocar todas as metas pra adiante...
    Bjks!
    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fazer listas <3 com certeza essa é a dica que eu mais levo para a minha vida. Vivo tentando me organizar, mas sempre algumas coisa sai do meu controle. A ideia do despertador me chamou a atenção... vou aderir :D

    ResponderExcluir
  3. O teu post é ótimo.
    Já tentei me organizar assim e de várias maneiras, porém meu cérebro interpreta como obrigação e eu não consigo fazer nada. Isso é ruim, porque me sinto um pouco inútil na maioria das vezes ou que não faço nada. Acho que tenho que amadurecer um pouco mais pra seguir as listas e me organizar.
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  4. Oie. Sou dessas que tem mil e umas coisas para fazer e na hora fico totalmente perdida. Essa dica de anotar eu ja faço e dá certo, mas mesmo assim possuo dificuldades, vou começar a aderir as outras dicas.
    amei viu.
    beijinhos :*
    www.levandoaseriio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Esse post era tudo que precisava. Temos tantas coisas pra fazer diariamente que acaba virando bagunça e muitas vezes não nos damos conta que o tempo não rende. Fazer listas e sermos rigorosos com elas vale muito a pena, tenho tentado todos os dias mas preciso me policiar mais rs Ótimo post! Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu não tenho muitos problemas com organização. Sou bastante organizada. Até um pouco neurótica, pra dizer a verdade. Uso o método Bullet Journal a pouco mais de um ano e amo o método. Indico muito. Ele se baseia em listas de coisas a fazer.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir